Ferramentas de acessibilidade
A Câmara Municipal da Ponta do Sol assegura o transporte escolar no concelho, em complemento à rede de transportes públicos, isto é, para as crianças que ainda residam em zonas nas quais a rede de transportes públicos ofereça um número de carreiras insuficiente.
O transporte é feito em viaturas que sejam propriedade da Câmara Municipal, ou excecionalmente através da contratação de serviços externos.
A Câmara procura assegurar, mediante a disponibilidade de viatura e motorista, o transporte para visitas de estudo, atividades extracurriculares e atividades da comunidade. Para pedir este tipo de transporte, descarregue e preencha o formulário abaixo e envie para o e-mail:
Todos os alunos do 1º ao 12º ano que residam na Ponta do Sol e estudem nas escolas deste concelho têm acesso aos manuais escolares gratuitos. Esta foi uma inovação introduzida sob a Presidência de Célia Pessegueiro, numa clara aposta na educação por parte da Câmara Municipal.
Assim, todos os alunos do 1º Ciclo têm os manuais adotados pelas escolas de oferta. Tratando-se de crianças que realizam as atividades no próprio manual, torna-se difícil a sua reutilização. Já para os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário, a Câmara cede a título de empréstimo os manuais. A opção pelo empréstimo tem como princípio a reutilização dos livros, por questões sobretudo ambientais e de combate ao desperdício.
Todos os manuais cedidos são complementares aos da Ação Social Escolar e são atribuídos em setembro na escola que o aluno frequenta.
Além de garantir que todos os alunos têm os manuais e não são prejudicados pela sua proveniência socioeconómica, é um apoio grande oferecido às famílias, uma vez que poupam centenas de euros ao não adquirem os manuais.
A Câmara Municipal da Ponta do Sol oferece o material escolar essencial a todos os alunos do 1.º Ciclo que vivem e estudam no concelho. Trata-se de mais um apoio direto às famílias, que poupam centenas de euros, na compra deste material. Além disso, trata-se de um investimento na educação e no garante que todos os alunos têm igualdade de oportunidades no acesso a material para uso pedagógico.
A Câmara oferece todos os tipos de material escolar, com as especificações solicitadas pelas escolas e pelos professores. No entanto, em linhas gerais e a título de exemplo, a Câmara oferece o seguinte tipo de material:
Agrafadores e agrafos; afia-lápis; lápis e canetas; blocos de papel de lustro de diversas cores e tamanhos; cartolinas; blocos de desenho; blocos de notas; «micas»; borrachas; calculadoras; cadernos de diferentes tamanhos; caixas de lápis de cor; caixas de cores de feltro; guaches; pincéis; resmas de papel; réguas; transferidores; etc.
A Câmara não disponibiliza estojos nem mochilas.
As escolas do 1º Ciclo da Ponta do Sol têm acesso à plataforma de ensino «Escola Virtual» da Porto Editora, com licenças adquiridas pela Câmara Municipal. Esta ferramenta disponibiliza conteúdos e ferramentas para uma prática letiva mais moderna e motivadora. Permite também formas de auto-estudo para um maior sucesso escolar.
A Câmara proporciona assim às escolas do 1º Ciclo e aos seus alunos o acesso a conteúdos adaptados a cada ano de escolaridade com aulas interativas, testes, avaliação automática, vídeos, sugestões personalizadas, jogos educativos, relatórios de progresso, dicionários, preparação para exames e muito mais.
Os conteúdos disponibilizados para o 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) são nas áreas disciplinares de Estudo do Meio, Inglês, Matemática e Português.
A Carta Educativa é um documento de planeamento estratégico municipal que visa a promoção da igualdade de oportunidades educativas e a coesão social do território.
A Carta Educativa é a nível municipal, o instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico do Município.
Os objetivos da Carta Educativa são:
A Carta Educativa deve conter a caracterização da rede escolar (edificado e equipamentos), o diagnóstico concelhio, projeções de desenvolvimento demográfico e socioeconómico e uma proposta de intervenção ao nível da rede pública.
A Carta Educativa e o Plano Educativo Municipal da Ponta do Sol são documentos estruturantes para a definição de uma atuação municipal coerente e ajustada, com o objetivo de criar condições para que a Ponta do Sol seja um concelho com uma educação de excelência. Nestes documentos surgem definidos os objetivos e metas, de médio e longo prazo, para o ordenamento e melhoria progressiva da rede, da oferta escolar e das estratégias para a promoção do sucesso escolar, que sejam coerentes com os objetivos estratégicos globais do Município, baseados numa gestão eficiente de recursos.
A elaboração da Carta Educativa compete à Câmara Municipal, sendo aprovada pela Assembleia Municipal após discussão e parecer do Conselho Municipal de Educação.
© 2025 | Todos os direitos reservados
Identidade Gráfica // // Ligações Úteis // Política de Privacidade // Créditos // Acessibilidade e Navegabilidade // Segurança do Portal
Website otimizado para Chrome, Firefox, Safari, Opera e IE
Identidade Gráfica // // Ligações Úteis // Política de Privacidade // Créditos // Acessibilidade // Segurança do Portal // Newsletter
Website otimizado para Chrome, Firefox, Safari, Opera e IE
União Europeia | Governo de Portugal | Governo Regional | Assembleia Regional | ANM | AMRAM | DGAL | ITM | IPIC