Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%

Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo
{Play}

Programa de Ocupação e Tempos Livres para crianças e jovens

O «Ponta do Sol - Campo de Férias» surge da necessidade de ocupar as crianças e os jovens no período de férias escolares, uma vez que cada vez mais os pais trabalham e não têm com quem deixar os seus filhos. Foi concebido e planeado para permitir novas vivências, a partilha de experiências e levar o participante a ter contacto direto com um meio físico, social e cultural diferente do que normalmente está inserido.

Este programa assenta em atividades que se caraterizam por uma metodologia lúdica e participativa, de modo a que as crianças e os jovens sejam estimulados para a descoberta de todas as suas capacidades, melhorando a sua autonomia.

O «Ponta do Sol - Campo de Férias» tem como destinatários crianças e jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, que serão agrupados segundo o escalão etário. A Câmara da Ponta do Sol dá prioridade aos residentes do concelho, pelo que existem datas distintas de inscrição, sendo as vagas para «não residentes» condicionadas à existência de disponibilidade após a inscrição dos «residentes».

Mais diversidade de atividades e melhores condições de participação

O nosso Campo de Férias é diversificado nas suas atividades, não se limitando ao desporto. No «Ponta do Sol – Campo de Férias», existem atividades variadas, que na sua maioria podem ser inseridas nos seguintes grupos:

  • Atividades lúdicas, cuja principal função é a diversão: simples idas à praia, realização de jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, etc.
  • Atividades desportivas, com vista à prática de uma modalidade: prática de canoagem, jogos de modalidades como o futebol, andebol, etc.
  • Atividades artísticas, que permitam a criação e expressão individual: atividades de pintura, modelagem, fotografia, teatro, etc.
  • Saídas de Campo, visitas e atividades descentralizadas por toda a região: participação em acampamentos, idas ao cinema, a piscinas naturais, etc.
  • Educação cívica e ambiental, atividades que promovam práticas de cidadania ativa: visitas à Câmara Municipal, visitas à ETAR da Ponta do Sol, limpezas de praia, visitas a diversas instituições e associações, etc.

A Câmara da Ponta do Sol quis assegurar que a qualidade do campo de férias fosse além das suas atividades, pelo que oferece excelentes condições de participação. Os participantes no campo de férias têm direito ao almoço diário e a um lanche (parte da tarde), à oferta de um boné e de uma T-Shirt, aos transportes para saídas de campo e a um seguro em caso de acidente.

Associação Desportiva Pontassolense é a parceira perfeita

Toda a organização operacional e acompanhamento do «Ponta do Sol – Campo de Férias» está à responsabilidade da Associação Desportiva Pontassolense, que é uma associação desportiva local, que tem como objetivo a promoção da prática desportiva na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar dos ensinos básicos e secundário.

O «Pontassolense» apresenta todos os anos um projeto pedagógico, onde constam todas as atividades, a equipa de monitores afetos e o plano logístico do campo de férias à Câmara Municipal da Ponta do Sol. Após a aprovação, o «Pontassolense» é quem operacionaliza todo o programa em estreita colaboração com a autarquia.

O «Ponta do Sol – Campo de Férias» tem tido uma elevada procura e alvo de vários elogios dos participantes e encarregados de educação. É sem dúvida um dos programas de maior sucesso, em que se cumprem todos os objetivos pretendidos.

Inscrições:

As inscrições são feitas na Loja do Munícipe da Câmara da Ponta do Sol, entre as 8:30H e as 16:00H, em data previamente anunciada nas redes sociais do município e do Ponta do Sol – Campo de Férias.

No ato de inscrições é necessária a entrega da seguinte documentação:

  • Formulário próprio devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão do participante e do encarregado de educação;
  • Fotocópia do atestado Médico, em caso de doença;
  • Fotocópia do comprovativo de escalão de ação social;
  • Fotocópia do comprovativo de emprego (prioridade aos pais que trabalham).

Pode fazer a sua pré-inscrição preenchendo o formulário indicado, assina-o, junta a cópia de toda a documentação e envia para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A inscrição só se tornará efetiva após o pagamento, que está relacionado com o escalão atribuído na Ação Social Escolar. A Câmara entrará em contacto consigo para agilizar o processo. Pode optar por realizar todas estas operações diretamente na Loja do Munícipe

Horários:

O «Ponta do Sol – Campo de Férias» funciona de segunda a sexta-feira, das 9:00H às 17:25H, nos períodos de julho e agosto, em datas previamente anunciada nas redes sociais do município e do Ponta do Sol – Campo de Férias.

Contacte-nos

Se pretender mais esclarecimentos, entre em contacto connosco: