John Roderigo Dos Passos (1896-1970) é filho de John Randolph dos Passos e Lucy Addison Sprigg, e foi um relevante escritor modernista norte-americano.

As raízes com a Ponta do Sol derivam do seu avô, Manoel Joaquim Dos Passos, natural do concelho da Ponta do Sol, que cedo emigrou para os Estados Unidos da América, tendo casado com Ann Cattel, de onde resultou o nascimento do filho John Randolph dos Passos, pai do famoso escritor.

Jonh dos Passos visitou em criança a ilha da Madeira, acompanhado pelo seu pai (1905) e mais tarde, em 1960, voltou a visitar as suas raízes, desta feita, acompanhado pela mulher, Elizabeth Hamlin Dos Passos, e a filha Lucy dos Passos Coggin, onde foram recebidos pelos familiares e autoridades locais.

O Centro Cultural Jonh dos Passos é um edifício construído no século XIX, propriedade de familiares do escritor, tendo sido adquirido pelo Governo Regional da Madeira, numa clara homenagem ao escritor.

Atualmente é um dos espaços culturais mais requisitados e visitados do Concelho, sendo possível, durante todo o ano, realizar atividades ligadas à música, dança e teatro e ainda exposições de pintura e de fotografia, privilegiando artistas e colecionadores do Concelho.

O Centro Cultural John dos Passos conta assim com:

• espaços que acolhem exposições temporárias;
  • sala de exposição permanente dedicada a John Dos Passos;
  • dois espaços museológicos sempre visitáveis;
  • uma biblioteca;
  • auditório onde se desenvolvem as mais variadas atividades culturais.

Informações:

• Coordenador: Bernardo de Vasconcelos
  • Tutela: Direção Regional da Cultura
  • Morada: Centro Cultural John Dos Passos, Villa Passos – Rua Príncipe D. Luís, 3, 9360 -218 Ponta do Sol
  • Telefone: +351 291 974 034
  • Fax: +351 291 974 036