Ferramentas de acessibilidade

Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo
{Play}

Os princípios de Transparência e Presença no universo digital da Câmara Municipal da Ponta do Sol pretendem dotar o concelho de um serviço público que seja capaz de aproximar os serviços municipais dos cidadãos.

As ferramentas digitais são por excelência veículos condutores da sociedade de informação e criam valor acrescentado na articulação entre pessoas, empresas e projetos. Pelo que, com este passo importante na modernização administrativa, a gestão da atividade municipal e os serviços prestados à população tornam-se mais ágeis e cómodos para a sociedade.

A presença na internet é assim entendida pela Câmara Municipal como o denominador comum capaz de, democraticamente e sem fronteiras, chegar a toda a população, colocando em prática a definição de sociedade global, envolvendo os diversos contextos territoriais, os diversos grupos da sociedade, as diversas necessidades socioeconómicas e as diferentes comunidades com raízes na Ponta do Sol e que estão espalhadas pelo Mundo.

IPIC - Índice de Presença na Internet

Em sintonia com a política definida para a modernização administrativa, o universo digital da Ponta do Sol assume e reforça a sua posição estratégica de presença na internet tendo por base o estudo do Gávea – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, assente no seguimento da resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001, de 27 de fevereiro, materializado na publicação de relatórios periódicos de um dos mais importantes índices de performance municipal, designado por IPIC - Índice de Presença na Internet das Câmara Municipais.

O IPIC é constituído por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões que avaliam a performance municipal ao nível das ferramentas digitais, designadamente: