A Ponta do Sol, fruto da sua história e das suas gentes, sempre valorizou a música, a escrita, entre outras formas de expressão artística. A música e a dança sempre estiveram presentes nos diferentes eventos de caráter popular que se festejavam no concelho, muitas vezes acompanhadas de representação dramática. No que diz respeito ao cinema, à escrita cedo entraram na Ponta do Sol: o primeiro cinema data de 1933 e no final do séc. XIX a Ponta do Sol era berço de dois jornais. Os Ponta-solenses nunca perderam este contacto com as formas de expressão artística, pelo que o Município da Ponta do Sol é conhecido junto dos madeirenses como um Concelho Cultural por excelência, abarcando os mais variados domínios culturais.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol irá continuar a apostar na Cultura, desde as formas que melhor traduzem a história, as raízes e tradições, assim como as que trazem os eventos inovadores, que potenciem e perdurem conceitos culturais que envolvam o coletivo. Na prática, manifestações que identifiquem uma marca que continue a elevar o bom nome da Ponta do Sol enquanto destino cultural.

Os apoios concedidos pela Câmara Municipal são realizados de diversas formas, em função da realidade de cada ação, estando os mesmos suportados por protocolos institucionais em função dos objetivos estipulados para o desenvolvimento dos eventos e/ou atividades.

O atual Executivo da Câmara Municipal da Ponta do Sol apoia igualmente a logística de determinados eventos e iniciativas construtivamente propostos ao Município da Ponta do Sol, desde que defendam e fomentem as causas públicas e coletivas relevantes para a divulgação e formação de novos públicos entre a população local.

A estratégia cultural da Ponta do Sol consagra assim um conjunto de eventos e ações anualmente apresentados, sendo desenvolvidos diretamente pelo Município e outros realizados em parceria com Instituições locais, como associações ou privados que se assumem como promotores conceptuais desses eventos.