No dia 9 de junho terá lugar a próxima Eleição ao Parlamento Europeu onde serão utilizados, pela primeira vez, cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos exclusivos para o efeito.
Para a concretização desta alteração é necessário recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI) para que, no dia 9 de junho, devidamente credenciado pela Administração Eleitoral, esteja em cada mesa de voto, a prestar apoio na utilização dos referidos equipamentos informáticos.
Para o exercício da função de TAI será necessário frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), a realizar em dia e local a anunciar oportunamente, bem como comparecer no dia de testes, que decorrerá no dia 1 de junho e no dia das eleições, 9 de junho, no local de funcionamento de cada mesa de voto.
O valor a ser atribuído ao TAI, tem como valor de referência, o mesmo valor que é atribuído aos membros de mesa pelo exercício das suas funções no dia da eleição (€59,15), atribuído por cada um dos três dias em que o TAI terá intervenção no processo eleitoral.
Os candidatos a TAI devem ter, pelo menos 18 anos, ter nacionalidade portuguesa e o 12º ano de escolaridade, preferencialmente com formação nas áreas das tecnologias de informação.
Neste momento encontram-se abertas as inscrições para TAI, estando este processo a ser promovido pelas Câmaras Municipais e diversas entidades formadoras.
A inscrição para TAI na Região Autónoma da Madeira, está disponível AQUI.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui