Categoria: Urbanismo
Mês: Dezembro

A Câmara Municipal da Ponta do Sol apresentou hoje, 10 de dezembro, pelas 18h00, a exposição “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A apresentação deste projeto contou com uma visita-leitura da professora Teresa Jardim e Pedro Gonçalves, curador e coordenador da exposição.

Na ocasião, a edil referiu que “esta exposição é fruto do trabalho de várias pessoas envolvidas neste projeto, cujo propósito é abrir uma porta para a reflexão de como esta vila foi transformada, recuando até a década de 60. Que tenhamos sempre presente que é muito importante preservar aquilo que é nosso, o nosso património”, acrescentou.

A exposição cartografa e apresenta as relações entre o tempo e o território, sob a perspetiva da arquitetura, do ordenamento do território e da construção da paisagem, percorrendo um conjunto de tempos, de momentos de desenho e configuração do território.

A ideia surgiu numa lógica de seguimento ao trabalho desenvolvido pela Operação de Reabilitação Urbana (ORU), cujo objetivo é retratar e dar a conhecer toda a evolução urbanística e arquitetónica da vila da Ponta do Sol, recuando até os anos 60, através de projetos de arquitetura, planos de urbanização e fotografias.

Podemos interpretar esta exposição, “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho”, como um testemunho de uma parte daquilo que somos enquanto sociedade e do importante contributo da arquitetura na evolução e criação da identidade da Vila da Ponta do Sol. Pretendemos também com esta mostra constituir um momento de enriquecimento a nível do conhecimento, de reflexão e discussão sobre o desenvolvimento da Vila desde a década de 60.

Esta iniciativa estará patente em três locais distintos: na Capela de Santo António, com o tema “O Tempo”, na Loja do Munícipe, com “O Suporte” e na antiga esquadra a Polícia de Segurança Pública, com “O Desenho”, entre 10 de dezembro a 01 de fevereiro do próximo ano.

A mostra percorre um conjunto de tempos, de momentos de desenho e configuração do território e desenvolve-se em três momentos: o Tempo, o Suporte e o Desenho.

De referir que a entrada é gratuita. Porém, necessita de uma inscrição prévia através do site: tempodesenho.cm-pontadosol.pt