Categoria: Educação
Mês: Abril

Ponta do Sol garante acesso a equipamentos tecnológicos e internet aos alunos.

A impossibilidade de acesso de muitos alunos à escola através de computador ou tablet e de acesso à Internet está a criar desigualdades que têm preocupado muitas famílias e escolas da Ponta do Sol.

A Câmara Municipal, com a colaboração com CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), vai garantir que todas as famílias disponham dos meios necessários para a conclusão do ano letivo.

Neste sentido, a Autarquia irá adquirir tablets e pacotes de ligação à internet para disponibilizar às famílias identificadas pelas escolas como não dispondo de nenhum tipo de acesso a estas ferramentas essenciais, que traduzir-se-á num investimento de cerca de 20 mil euros.

De salientar que as Escolas elaboraram os seus planos de ensino à distância contando com a promessa do Governo Regional em garantir acesso aos equipamentos tecnológicos e internet para todos os alunos de forma a proporcionar igualdade no contacto professor/aluno para a conclusão do ano letivo.

A responsabilidade passada agora para as Escolas para resolverem a situação coloca-as numa posição delicada pois nem todas dispõem de equipamentos adequados ou suficientes para as carências que identificaram junto das famílias. Acresce ainda o facto de, da parte do Governo Regional não haver resposta clara quanto ao acesso à Internet, criando-se falta de igualdade de oportunidade entre alunos que é imprescindível e inadiável ultrapassar rapidamente.

O acesso à educação dos nossos alunos é uma questão que está no topo das nossas prioridades, razão pela qual, o Município da Ponta do Sol, em articulação com todas as escolas do Concelho, e com base nas informações prestadas por estas, irá garantir em breve uma resolução para este problema de forma a que os últimos meses de aulas se cumpram sem limitações.

NOTA: Os equipamentos serão entregues na Autarquia ao encarregado de educação, mediante a apresentação de um documento da Escola que comprove a necessidade. A data para o início da distribuição dos equipamentos será comunicada oportunamente pela escola e pelos canais oficiais do Município.