ponta-do-sol-recebe-projeto-erasmus
Mês: Junho
Ano: 2021

A Sra. Presidente, Célia Pessegueiro, recebeu ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho dois grupos de ERASMUS +, provenientes da Turquia e da Polónia, compostos por 16 professores de educação especial. Estiveram também presentes a Diretora da EBS da Ponta do Sol, Ricardina Andrade e as Docentes responsáveis pelo projeto.

Este é 6º grupo de ERASMUS que a Sra. Presidente acolhe desde o início do seu mandato, perfazendo aproximadamente 150 pessoas no total. Referiu que é gratificante mostrar o nosso Concelho e que gosta de receber pessoas de outros países e com culturas diferentes da nossa.

Foram oferecidas aos Diretores das Escolas participantes salvas de prata com o emblema do Concelho. Por sua vez, a Sra. Presidente recebeu também ofertas de cada um dos diretores, que representam os seus costumes e tradições. Todos os participantes receberam uma lembrança, onde destacamos uma bota de vilhão, produzida por um artesão do Concelho.

Pode ver o artigo na nossa rede facebook clicando AQUI

ponta-do-sol-recebe-projeto-erasmusponta-do-sol-recebe-projeto-erasmusponta-do-sol-recebe-projeto-erasmusponta-do-sol-recebe-projeto-erasmus
eb1-pe-do-lombo-de-sao-joao-com-novos-instrumentos-musicais
Mês: Fevereiro
Ano: 2021

Vice-Presidente Sidónio Pestana entrega instrumentos musicais à EB1/PE do Lombo de São João.

A EB1/PE do Lombo de São João tem agora ao seu dispor vários instrumentos musicais, que vêm enriquecer as aprendizagens dos alunos daquela escola. Trata-se de mais um investimento na Educação no Concelho, como é apanágio deste executivo.

quadros-interativos-em-todas-as-escolas-do-1-ciclo-do-ensino-basico
Mês: Janeiro
Ano: 2021

A Câmara Municipal da Ponta do Sol ofereceu a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho 12 quadros interativos, num investimento que ronda os 22 000 euros.

A partir do 2.º Período, cada escola passou a dispor de dois quadros interativos, instalados e prontos a serem utilizados. De forma a proporcionar uma melhor utilização, será disponibilizada formação a todos os docentes.

Segundo Sidónio Pestana, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, este é "Um investimento sem paralelo neste Concelho, esta é mais uma iniciativa promovida por este executivo camarário, tendo como uma das suas prioridades a Educação, que pretende modernizar o ensino no concelho."

A utilização de quadros interativos nas escolas tem apresentado muitas vantagens no processo de ensino-aprendizagem, pois permite apresentar textos, exercícios, vídeos, jogos e realizar ligações à internet. É estimulante e motivador, pois cativa a atenção dos alunos e facilita a apresentação de diversos conteúdos.

A utilização dos quadros interativos é também uma mais valia no ensino a crianças com Necessidades Educativas Especiais, pois permite a realização de diversas atividades que são educativas e ao mesmo tempo atrativas e cativantes.

entrega-de-tablets-nas-escolas-igualdade-e-condicoes-de-aprendizagem
Mês: Fevereiro
Ano: 2021

O Vice-presidente entregou durante o dia de ontem, dia 24 de fevereiro, os tablets nas escolas EB1/PE do Lombo de São João e na EB1/PE do Vale e Cova do Pico.

Neste momento de Pandemia, a Câmara Municipal empenha os seus esforços para que todos os alunos tenham condições de aprendizagem iguais e não sejam prejudicados pela falta de material adequado para assistir às aulas a partir de casa.

entrega-de-tablets-nas-escolas-igualdade-e-condicoes-de-aprendizagementrega-de-tablets-nas-escolas-igualdade-e-condicoes-de-aprendizagem
camara-municipal-entrega-manuais-de-utilizador-da-escola-virtual
Mês: Dezembro
Ano: 2020

O vice-presidente, Sidónio Pestana visitou durante o dia de ontem, 03 de dezembro, as escolas do 1.º Ciclo do concelho para a entrega dos manuais de utilizador da plataforma “Escola Virtual”.

Esta plataforma permite um modelo de ensino mais apelativo e inclusivo, assim como um acompanhamento mais eficaz da aprendizagem dos alunos quer por parte dos docentes quer por parte dos próprios encarregados de educação.

De referir que foram também entregues o livro “Brincando e Cantando como os nossos Avós”, um projeto do Grupo de Folclore de Ponta do Sol, que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Ponta do Sol. Trata-se de um livro infantil que procura sensibilizar os mais jovens para a preservação das vivências dos seus avós. Assim como um conjunto de atividades e jogos destinados ao Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Básica do Lombo dos Canhas.

De salientar, ainda, que foram oferecidas máscaras reutilizáveis aos professores e funcionários destes estabelecimentos de ensino, de modo a garantir as medidas de segurança e proteção de toda a comunidade escolar, no âmbito das medidas no combate à Covid-19.