Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo
Encontrar-Artigos-e-Documentos_Município-da-Ponta-do-Sol
programa-de-apoio-social-emprestimo-de-camas-articuladas
Categoria: Social
Mês: Setembro
Ano: 2021

PROGRAMA DE APOIO SOCIAL

Relembramos que a Câmara Municipal da Ponta do Sol dispõe de um Programa de Apoio Social, que consiste no empréstimo de camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos e cadeiras de banho.

Para usufruir destes materiais, necessita apenas de uma declaração do médico de família a comprovar a necessidade do utente.

Para mais informações, dirija-se à Loja do Munícipe.

Para acompanhar o artigo através da nossa rede facebook, CLIQUE AQUI

programa-de-apoio-social-emprestimo-de-camas-articuladas
programa-de-apoio-social-emprestimo-de-camas-articuladasprograma-de-apoio-social-emprestimo-de-camas-articuladas
programa-de-apoio-social-emprestimo-de-camas-articuladas
condicionamento-de-transito-estrada-da-igreja-da-piedade
Categoria: Social
Mês: Julho
Ano: 2021

CPCJ PONTA DO SOL APRESENTA BALANÇO DAS ATIVIDADES 2019-2020.

Teve lugar hoje, no Auditório do Centro Cultural John dos Passos, a Apresentação Pública da Avaliação da Execução do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança da Ponta do Sol 2019-2020, pela CPCJ da Ponta do Sol, que contou com a presença da Sra. Presidente Célia Pessegueiro.

Durante a sua intervenção, Célia Pessegueiro agradeceu a toda a equipa que trabalha com o objetivo de melhorar as condições de vida de crianças e jovens, sobretudo as que estão expostas ao risco.

Referiu que “o nosso papel enquanto responsáveis por esta comunidade é tentar ao máximo minimizar a exposição das crianças e jovens aos riscos, tentando que esta passagem pela infância e pela adolescência seja o mais tranquila possível e não deixe sequelas para o futuro, para que tenhamos adultos confiantes, seguros de si e com projeto de futuro. Os problemas vão existir sempre, mas que tenham ao menos uma capacidade de resiliência para saber ultrapassá-los.”

No nosso Concelho, um problema que afeta algumas famílias é a habitação. Neste caso “temos tentado ajudar com a resolução de situações mais urgentes e fomos constatando que as necessidades não eram apenas básicas, mas também de falta de condições para que cada criança e jovem tenha o seu espaço em casa, onde possa estudar, brincar ou simplesmente ficar sozinho. Estamos a trabalhar para que haja condições para garantir que todo o agregado familiar possa ter o seu espaço e condições.” A integração no projeto “1.ª Direito”, um programa nacional de apoio à habitação, permitirá ao Município chegar a muitas famílias do concelho e resolver muitas das carências identificadas.

Durante o seu discurso, referiu que a Câmara Municipal desenvolve vários programas, que são uma aposta para chegar às famílias mais carenciadas. O nível social, da habitação e da educação, são pilares estratégicos desta governação, que tem como objetivo criar condições para que as crianças e jovens não estejam tão expostas às problemáticas identificadas neste Plano: violência doméstica, absentismo escolar e álcool.

Lembrou também que diversas iniciativas do município, em concertação com as Associações locais, quer desportivas, quer as culturais, têm em vista integrar os jovens em atividades potenciadoras do bem-estar.

Afirmou que “daquilo que tem sido o trabalho da Câmara da Ponta do Sol, é sempre uma preocupação tentar criar todas as ferramentas possíveis para que o ambiente familiar e também o ambiente escolar sejam propícios ao estudo, à integração e à participação em atividades várias que possam ajudar a enriquecer e a crescer como pessoa.” O apoio dado através da disponibilização de manuais escolares até o 12.º ano visa combater o abandono e absentismo escolar, uma vez que as despesas com o material escolar pesam muito no orçamento familiar, principalmente nas mais carenciadas.

Durante a Pandemia houve a preocupação em garantir que todas as crianças tinham condições de poder continuar a assistir às aulas online, com a disponibilização de tablets e Internet. A oferta de acesso à Escola Virtual foi também um grande auxílio neste momento tão sensível na educação das crianças do concelho.

A participação no campo de férias organizado pela Câmara em colaboração com a Associação Desportiva Pontassolense também foi destacada pela Sra. Presidente, onde referiu a especial atenção dada às refeições que são servidas, para que sejam um exemplo de uma refeição saudável e saborosa. Lembrou que as atividades realizadas pelas crianças no campo de férias “são momentos que não se repetem e é importante que, enquanto estamos a criar memórias, elas sejam memórias felizes, e que mesmo com dificuldades, estejamos a dar ferramentas para que as crianças e jovens consigam ultrapassar com resiliência e com sabedoria as várias situações menos boas com que se lidam no dia-a-dia.”

Por fim, ressalvou “o trabalho feito pelas associações, principalmente as desportivas, pela forma como integram e ajudam a que os nossos jovens cresçam. A competição, o espírito de equipa, saber lidar com a frustração, a derrota, e também saber festejar com dignidade a vitória, cumprimentando sempre o adversário, tudo isso ajuda-os a crescer e a aprender a lidar com a vida.”

Nota: Fotos da CPCJ Ponta do Sol.

Clique aqui para consultar o presente artigo através da nossa rede social facebook.

cpcj-ponta-do-sol-apresenta-balancos-das-atividades-2019-2020

cpcj-ponta-do-sol-apresenta-balancos-das-atividades-2019-2020

para-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-sol
Categoria: Social
Mês: Novembro
Ano: 2020

A presidente de câmara, Célia Pessegueiro, marcou hoje, 20 de novembro, presença na exposição comemorativa do 31 aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, que decorreu no Centro Cultural John dos Passos.

A iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Ponta do Sol, no âmbito dos 31 anos da Convenção, tem como tema “A Árvore dos Nossos Direitos” que visa sensibilizar e refletir sobre os direitos das crianças.

As seis árvores expostas foram criadas pelos alunos das escolas do ensino básico do Município:

  • EB1/PE Carvalhal e Carreira;
  • EB1/PE Lombada;/li>
  • EB1/PE Lombo dos Canhas;/li>
  • EB1/PE Lombo de S. João;/li>
  • EB1/PE Vale e Cova do Pico;/li>
  • EB1/PE/C da Ponta do Sol./li>
para-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-solpara-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-solpara-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-solpara-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-solpara-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-solpara-cada-crianca-todos-os-direitos-cpcj-ponta-do-sol
Entrega de camas articuladas - Ponta do Sol
Categoria: Social
Mês: Novembro
Ano: 2018

A Câmara Municipal da Ponta do Sol procedeu na passada sexta-feira, 27 de novembro, à entrega de mais três camas articuladas.

A entrega da cama contou com a presença da Presidente e do Vice-presidente da autarquia, Célia Pessegueiro e Sidónio Pestana, respetivamente.

Esta ação surge na sequência do programa municipal de ajudas técnicas que tem como objetivo ajudar os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida, permitindo-lhes um maior conforto no seu dia-a-dia e melhorar, também, as condições de vida destes e dos seus cuidadores.

camara-municipal-da-ponta-do-sol-entrega-camas-articuladascamara-municipal-da-ponta-do-sol-entrega-camas-articuladas
caixa-solidaria-turma-8-a-ebsps-abraca-causa-solidaria
Categoria: Social
Mês: Maio
Ano: 2020
{Play}

Os alunos da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, turma 8 A, uniu-se ao movimento “Caixa Solidária”. Esta iniciativa tem como objetivo ajudar as pessoas do concelho que de alguma forma foram afetadas pela crise provocada pela pandemia da doença COVID-19.

Sob o mote “Leve o que precisar, deixe o que quiser”, a ideia é deixar bens essenciais numa caixa para aqueles que mais necessitam. Alguns dos produtos que pode doar são: arroz, massa, enlatados, produtos de higiene, entre outros.

Na Ponta do Sol existem 4 caixas solidárias:

  • no Centro Comercial da Vila da Ponta do Sol;
  • na Lombada, Caminho da Carreira;
  • no Shopping Centre Santa Teresa, Canhas;
  • na Madalena do Mar, na paragem de autocarro na zona da Escola Primária.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol tem todo o gosto em apoiar projetos como este e também não poderíamos deixar de referir o orgulho que sentimos nestes alunos por abraçarem uma causa tão solidária.

caixa-solidaria-turma-8-a-ebsps-abraca-causa-solidariacaixa-solidaria-turma-8-a-ebsps-abraca-causa-solidariacaixa-solidaria-turma-8-a-ebsps-abraca-causa-solidaria