Para requerer os serviços de transporte camarário deverá preencher a requisição disposta no link abaixo e entregar nos serviços da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

Clique AQUI e faça download para obter a Requisição de Transporte Camarário da Ponta do Sol.

As candidaturas às Bolsas de Estudo estão disponíveis.

No período 2021/2022, foram concedidas um total de 124 bolsas de estudo aos universitários do concelho, possibilitando aos respetivos agregados familiares sustentar as despesas com a educação. A Câmara Municipal da Ponta do Sol empregou um montante correspondente a 68.500,00€. Uma mostra de que o Município procura responder às necessidades das famílias que se esforçam para que os seus educandos prossigam com os estudos.

No ano letivo 2020/2021, foram atribuídas um total de 118 bolsas correspondendo a um montante de 68.000,00€. No período anterior, 2019/2020, foram aprovadas um total de 104 candidaturas perfazendo cerca de 59.000,00€ investidos na educação por parte da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

No ano letivo de 2018-2019, foram atribuídas 96 bolsas aos estudantes universitários da Ponta do Sol, apoiando os respetivos agregados familiares a suportar os encargos com a educação. O apoio por parte da Câmara Municipal da Ponta do Sol corresponde a um montante de 58.500 euros para o ano letivo de 2018-2019, montante esse que corresponde a um aumento de cerca 17% face ao período anterior e que é entendido como um investimento na persecução dos valores e processos instrutivos e formativos da população jovem das freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

É com muito orgulho que a Câmara Municipal da Ponta do Sol atribui o presente apoio aos jovens do Concelho, pois acreditamos que a aprendizagem é uma base essencial no progresso enquanto cidadãos e enquanto municípes ativos.

Contactos:

• Serviços: Serviço de Ação Social
  • Telefone: 925 790 700

No âmbito do apoio à educação aos alunos do 1º ciclo, foram entregues aos alunos do 1º ciclo, os manuais escolares gratuitos conforme previsto pela Câmara Municipal da Ponta do Sol para o ano letivo de 2018/2019.

O ato de entrega foi dividido pela Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal num momento que serviu igualmente para dar as boas-vindas a alguns novos alunos vindos recentemente da Venezuela, para os quais a autarquia tinha já contado com a aquisição de material.

Juntamente com os manuais escolares, foi igualmente entregue aos alunos das 6 Escolas Básicas, alguma material escolar de apoio ao ano letivo.

A distribuição foi assim feita do seguinte modo:

• EB1/PE Carvalhal e Carreira - 52 alunos;
  • EB1/PE Lombo de São João - 40 alunos;
  • EB1/PE da Lombada - 66 alunos;
  • EB1/PE Vale e Cova do Pico - 46 alunos;
  • EB1/PE/C Ponta do Sol – 87 alunos;
  • EB1/PE Lombo dos Canhas – 62 alunos.

BREVEMENTE...

A Carta Educativa é, a nível municipal, o instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e sócioeconómico de cada município. (Decreto-Lei nº 7/2003 de 15 de Janeiro).

A Educação é, sem dúvida, um pilar básico do desenvolvimento humano. Trata-se de um processo contínuo de promoção de conhecimento e sabedoria, orientado para o desenvolvimento da pessoa e para a sua equilibrada inserção na sociedade. O seu contributo é decisivo para o crescimento económico do país e consequentemente fundamental no combate ao desemprego, às disparidades sociais e à exclusão social.

Uma atitude responsável de planeamento e ordenamento em prol de um desenvolvimento sustentável do território implica que se estabeleça uma compatibilização e correlação entre as várias informações temáticas.

Para tal é importante analisar diferentes temáticas associadas, directa e indirectamente, com a educação e posteriormente identificar e localizar os próprios estabelecimentos de ensino. As condicionantes físicas, as dinâmicas demográficas e socio-económicas do Município, a rede de acessibilidades e de transportes são alguns dos temas de análise obrigatória.