Novo programa de atividade física

A Câmara Municipal da Ponta do Sol reconhece a crescente importância que a atividade física regular assume na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes, traduzida no seu bem-estar, na sua aptidão física, no potencial de socialização e no combate à solidão. Por ter em conta todos estes princípios, a Autarquia desenvolveu o programa «Ponta do Sol com Vida».

Este programa cria duas novas opções:

«Fit Sénior» - Seleção de atividades e exercícios que proporcionam à população sénior ou população com limitações de saúde uma atividade física regular e devidamente orientada. Exercícios pensados para a melhoria da mobilidade, da saúde e da forma física.

«AdultFit» - Seleção de atividades e exercícios que permitem desenvolver hábitos de vida saudável, melhoria da condição física e combate ao sedentarismo. Opção dirigida a adultos saudáveis que terão assim uma oportunidade para melhorar a sua forma física.

Mais diversidade e mais atividade física

Mais oferta de atividades, com a criação de novas aulas:

• Core- Aula que melhora a sua consciência corporal e postura, tonificando e fortalecendo os músculos do seu tronco;
  • Localizada– Exercícios focados na resistência muscular localizada;
  • Pump Power– Melhora o condicionamento e tonicidade muscular, promove a aceleração do metabolismo e aumenta a capacidade para queimar gorduras;
  • TRX Suspension Training– Treino de força funcional, tendo como base apenas o peso do seu corpo;
  • GAP– Atividade aeróbica e muscular, cujo foco são os glúteos, abdómen e pernas;
  • Pilates– Prática que lhe proporciona uma maior consciência corporal, combinando o controlo do corpo com a mente;
  • Cross Training– Consiste em diversos exercícios dentro de um único treino, ligados por circuitos;
  • HIIT– Exercícios com grande intensidade e que proporcionam o aumento da sua capacidade cardiovascular. Benefícios rápidos através da queima de calorias de forma intensa;
  • Stretching– Consiste na realização de exercícios de alongamento e mobilidade articular;
  • Treino Funcional– Exercício em que usa o peso do próprio corpo e em que o foco passa de um grupo muscular isolado para todo os músculos;
  • STEP– Aula de componente cardiorrespiratória e de força de trem inferior com uma plataforma (step);
  • TABATA– Protocolo de treino aeróbico intervalado de alta intensidade e curta duração, que visa acelerar o metabolismo e promove um maior gasto calórico durante e após o treino.

Avaliação e Reavaliação ao seu estado de saúde

Para avaliar o estado de saúde e a estratificação do risco de cada participante, serão realizadas um conjunto de avaliações para aferir a composição corporal, a capacidade funcional e os parâmetros cardiovasculares, bem como a aplicação de questionários sobre o estado de saúde.

Estas avaliações serão efetuadas no início e também ao longo do ano.

Eventos e Workshops

O «Ponta do Sol com Vida» oferece diversos eventos e Workshops ao longo do ano. Estão previstos eventos como Mega aulas de grupo e convívios ou Workshops sobre questões ligadas à nutrição e hábitos de vida saudável.

Caminhadas

Um programa que, como complemento às aulas de grupo, inclui passeios na natureza da nossa ilha. Ao longo do ano decorrerão algumas caminhadas destinadas a todos os participantes. Uma forma de promover a atividade física e a interação social.

Inscrições:

As inscrições são efetuadas na Loja do Munícipe da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Rua Príncipe D. Luís, N.º 8, de segunda à sexta-feira das 8h30 às 16h30.

Documentação a entregar no ato de inscrição:

• Formulário próprio devidamente preenchido, fornecido pelos serviços do município e disponível na Loja Online do Portal do Município da Ponta do Sol;
  • Fotocópia do bilhete de identidade OU cartão de cidadão;
  • Fotocópia do cartão de contribuinte;
  • Fotocópia do comprovativo de reforma/aposentação/invalidez (apenas para cidadãos com menos de 60 anos);
  • Fotocópia do comprovativo de morada (preferencial para residentes no concelho da Ponta do Sol; pode ser uma fatura no nome do participante).

No ato de inscrição terá ainda de efetuar o pagamento dos meses que pretende frequentar:

• Inscrição anual: 10,00€;
  • Valor mensal de 7,00€ para mais de 60 anos ou aposentados;
  • Valor mensal de 8,00€ para os restantes participantes.
Ponta-do-sol-com-Vida

Novos horários e mais atividade física.

AdultFit
Local Dias Hora
Lombo dos Canhas (Escola) 3.ª e 5.ª feira 19:40h
Carvalhal (Escola) 3.ª e 5.ª feira 18:30h