O plano municipal de emergência de proteção civil é elaborado em conformidade com a legislação de proteção civil em vigor e com as diretivas emanadas pela Comissão Nacional de Proteção Civil, nomeadamente:

  • A tipificação dos riscos;
  • As medidas de prevenção a adoptar;
  • A identificação dos meios e recursos mobilizáveis, em situação de acidente grave ou catástrofe;
  • A definição das responsabilidades que incubem aos organismos, serviços e estruturas, públicas ou privadas, com competências no domínio da proteção civil municipal;
  • Os critérios de mobilização e mecanismos de coordenação dos meios e recursos, públicos ou privados utilizáveis;
  • A estrutura operacional que há de garantir a unidade de direcção e o controlo permanente da situação.

O plano municipal de emergência inclui obrigatoriamente uma carta de risco e um plano prévio de intervenção de cada tipo de risco existente no município, decorrendo a escala da carta de risco e o detalhe do plano prévio de intervenção da natureza do fenómeno e devendo ser adequados às suas frequências e magnitude, bem como à gravidade e extensão dos seus efeitos previsíveis.

Para além de um plano municipal de emergência geral, podem ser elaborados planos especiais, sobre riscos especiais, destinados a servir finalidades específicas, tais como os planos de emergência dos estabelecimentos de ensino.

Consulte o Plano de Emergência Municipal .

Notícias Relacionadas

10 Set. 2018

Fim da época balnear na Ponta do Sol

Depois de um verão quente, a época balnear no concelho de Ponta do Sol terminou no dia 9 de setembro.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informa a todos os utilizadores que a zona balnear de Ponta do Sol neste momento encontra-se sem vigilância.

Todas as pessoas que frequentarem esta praia deverão adotar uma cultura de segurança e de prevenção, redobrando os cuidados a ter junto ao mar.

2 Mar. 2018

Representante da República

Hoje a Ponta do Sol recebeu a visita do Sr. Representante da República, o Dr. Irineu Barreto.

Foi uma oportunidade para fazer o ponto de situação dos estragos no Concelho e dos trabalhos em curso para restabelecer o mais depressa possível a normalidade.

1 Mar. 2018

Dia seguinte temporal de 28 fevereiro

Tempo para avaliar estragos e fazer limpezas.

O Município agradece desde já todos aqueles que estão a apoiar todos os que mais precisam.

Um bem-haja a todos!

27 Fev. 2018

Informação à população

Devido à forte agitação marítima que se faz sentir na costa sul da Ilha da Madeira e atendendo a que existe um alerta do Serviço Regional de Proteção Civil para amanhã (28-02-2018) para ondulação forte (Aviso Vermelho), informa-se à população de que o trânsito na Marginal da Freguesia da Madalena do Mar estará fortemente condicionado.

Hoje, durante a noite, aquela avenida terá pelo menos a faixa de rodagem mais próxima do mar fechada, pois durante o dia já...