Integram a respetiva Comissão:

• O secretário regional que tutela a área da proteção civil, que preside;
  • Um delegado do Vice-Presidente do Governo Regional e um delegado de cada secretário regional;
  • O presidente do SRPC, IP -RAM;
  • O inspetor regional de Bombeiros;
  • Os responsáveis máximos pelas Forças Armadas, forças e serviços de segurança existentes na Região ou seus representantes;
  • O coordenador do Serviço de Emergência Médica Regional;
  • Um representante da Associação de Municípios da RAM;
  • Um representante da Federação Regional dos Bombeiros;
  • Um representante da Direcção Regional de Florestas;
  • Representantes de outras entidades e serviços, cujas atividades e áreas funcionais possam, de acordo com os riscos existentes e as características da RAM, contribuir para as ações de proteção civil.

A CRPC é convocada pelo secretário regional que tutela a área da proteção civil na Região ou, na sua ausência ou impedimento, por quem for por ele designado.