Encontrar-Artigos-e-Documentos_Município-da-Ponta-do-Sol
xvi-jornadas-autarquicas-ponta-do-sol-esta-presente
Categoria: Modernização Administrativa
Mês: Novembro
Ano: 2019
{Play}

Estão a decorrer desde hoje na cidade de Lagoa, em São Miguel, nos Açores, as XVI Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde.

A Presidente da Câmara Municipal interveio esta manhã no painel sobre:

  • Modernização Administrativa;
  • Smart Cities.

Temas importantes que o Executivo da Ponta do Sol tem vindo a implementar e a desenvolver conceitos que vão ao encontro da sustentabilidade territorial do concelho e a melhoria da qualidade de vida da população.

festival-aqui-acola-website
Categoria: Modernização Administrativa
Mês: Maio
Ano: 2019
{Play}

O Festival Aqui Acolá tem já o novo website disponível para consulta de todo o programa da edição 2019.

O Festival Aqui_Acolá, da responsabilidade da Câmara Municipal da Ponta do Sol, conta com a colaboração de diversas entidades e personalidades culturais de relevo do Concelho.

Assume-se como um evento promotor de Arte, Cultura e Tradições e na sua génese evidencia-se a pretensão em congregar as mais variadas manifestações artísticas num acontecimento que se quer digno, e acima de tudo que eleve honradamente os mais nobres pergaminhos artísticos, culturais e tradicionais através dum ecleticismo estilístico pragmático assumido.

O website do festival Aqui Acolá é um dos canais de informação assentes na lógica de modernização administrativa que o Município da Ponta do Sol tem previsto para as áreas de atuação municipal.

A cultura é uma das áreas importantes para o concelho da Ponta do Sol e um dos veículos de promoção territorial.

Poderá encontrar no website do festival aqui acolá, os seguintes assuntos:

Como já é normal na envolvência digital proporcionada pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, existe sempre uma área de interação com as pessoas onde é permitido as mesmas manifestarem a opinião sobre os assuntos. Desta feita existe o espaço para poder expressar os seus elogios e sugestões ou de uma forma mais contributiva, poderá igualmente contar-nos o que o levou a ir ao Festival Aqui Acolá, isto porque é importante para o Executivo saber o que o motiva e/ou motivou no Aqui Acolá de 2019.

Pode acompanhar igualmente as novidades do festival, consultando a rede facebook do Festival Aqui Acolá, ou se preferir, através do Instagram do Aqui_Acolá.

O website do festival Aqui Acolá prevê para a ediação de 2019 uma versão em inglês que estará disponível durante a próxima semana.

Formação-Interna_Modernização-dos-Serviços-Municipais_CMPSol
Categoria: Modernização Administrativa
Mês: Fevereiro
Ano: 2019
{Play}

No seguimento da aposta efetuada na Modernização Administrativa e Informativa, a Câmara Municipal da Ponta do Sol informa que decorreu durante o dia de hoje, no Salão Nobre, mais uma sessão de formação interna.

Desta vez a componente formativa incidiu sobre os diversos departamentos da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que procura a contínua melhoria dos serviços prestados à população das freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

Esse é igualmente um dos focos do atual executivo eleito para o quadriénio de 2017-2021, a melhoria de todos os serviços e o acompanhamento dos pressupostos de modernização administrativa.

Já sabe que contamos consigo para nos ajudar igualmente a melhorar. A sua sugestão é sempre importante!

Vá até à (sua) área Proponho para o Município e dê-nos a sua opinião sobre o que achar por bem.

Temos recebido muitas opiniões construtivas que estamos a registar e a levá-las à consideração de todos.

Obrigado pela colaboração!

daltonismo-nova-acessibilidade-do-portal-municipal-da-ponta-do-sol
Categoria: Modernização Administrativa
Mês: Abril
Ano: 2019
{Play}

O Portal Municipal da Ponta do Sol continua a evoluir na questão das acessibilidades previstas no Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro.

Depois do sistema áudio, as pessoas com daltonismo, ou seja, as pessoas com perturbação da perceção visual caraterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, têm melhores condições para acompanhar as noticias e os serviços municipais disponibilizados no Portal Municipal da Ponta do Sol.

O recurso de alto contraste baseado em HTML5 permite aos utilizadores dispor de uma funcionalidade de alto contraste, capaz de oferecer até 3 tipos diferentes de níveis de alto contraste e calcular a inversão de cores automaticamente.

Esta funcionalidade está prevista na parte central do topo de cada uma das páginas de texto do Portal Municipal da Ponta do Sol.

Recordamos que as acessibilidades previstas no Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro, define que os websites das entidades públicas devem adotar formas de organização e apresentação da informação digital para os sítios web por forma a facilitar o acesso por parte de pessoas com deficiência, permitindo que a leitura, a escrita e a interação não dependam do uso exclusivo da visão, da audição e de movimentos precisos.

As diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.0 abrangem um vasto conjunto de recomendações que têm como objetivo tornar o conteúdo Web mais acessível. O cumprimento destas diretrizes fará com que o conteúdo se torne acessível a um maior número de pessoas com incapacidades, incluindo cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, dificuldades de aprendizagem, limitações cognitivas, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade bem como as que tenham uma combinação destas limitações. Seguir estas diretrizes fará também com que o conteúdo web se torne mais usável aos utilizadores em geral.

Estas considerações estão assentes nos pressupostos internos da implementação da modernização administrativa e informativa da Câmara Municipal da Ponta do Sol, definidos pelo Órgão Executivo para o período 2017-2021.

Este pressuposto vai ao encontro das recomendações definidas no Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro, que define que os websites das entidades públicas devem adotar formas de organização e apresentação da informação digital para os sítios web por forma a facilitar o acesso por parte de pessoas com deficiência, permitindo que a leitura, a escrita e a interação não dependam do uso exclusivo da visão, da audição e de movimentos precisos.

A reforma digital e a modernização administrativa definida pela Câmara Municipal da Ponta do Sol para o quadriénio de 2017-2021 comporta a assunção de regras de acessibilidades e navegabilidade, compondo paulatinamente a matriz digital definida pelo Executivo.

NOTAS:

  • Acessibilidades para o áudio: clique AQUI para saber mais;
  • Acessibilidades para o Conformidade com níveis WCAG 1.0 e 2.0 do W3C.: clique AQUI para saber mais.

Fonte: Foto de ilustrativa retirada da internet

Audio:Nova-Acessibilidade-do-Portal-Municipal-da-Ponta-do-Sol
Categoria: Modernização Administrativa
Mês: Fevereiro
Ano: 2019
{Play}

O Portal Municipal da Ponta do Sol está agora mais capaz pois dispõe de uma interface áudio que permite os utilizadores ouvirem as publicações editadas na página oficial da Câmara Municipal da Ponta do Sol .

O sistema áudio definido no canto superior esquerdo de cada um dos artigos editados no Portal Municipal da Ponta do Sol, complementa a orientação já definida do tamanho de letra disposta no canto superior direito, módulos esses que vão ao encontro das necessidades mais imediatas dos utilizadores com maior dificuldade visual.

Estas considerações estão assentes nos pressupostos internos da implementação da modernização administrativa e informativa da Câmara Municipal da Ponta do Sol, definidos pelo Órgão Executivo para o período 2017-2021.

Este pressuposto vai ao encontro das recomendações definidas no Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro , que define que os websites das entidades públicas devem adotar formas de organização e apresentação da informação digital para os sítios web por forma a facilitar o acesso por parte de pessoas com deficiência, permitindo que a leitura, a escrita e a interação não dependam do uso exclusivo da visão, da audição e de movimentos precisos.

A reforma digital e a modernização administrativa definida pela Câmara Municipal da Ponta do Sol para o quadriénio de 2017-2021 comporta a assunção de regras de acessibilidades e navegabilidade, compondo paulatinamente a matriz digital definida pelo Executivo.

O sistema áudio está disposto na maior parte dos artigos publicados no Portal Municipal e interpreta as narrativas com um grau de precisão considerável, permitindo uma compreensão assertiva das publicações. Não obstante, poderá haver pequenas pausas e/ou imprecisões de interpretação do sistema "reader", designadamente em alguns conteúdos numéricos ou em expressões que considerem carateres especiais.

NOTAS:

  • Acessibilidades para o daltonismo: clique AQUI para saber mais;
  • Acessibilidades para o Conformidade com níveis WCAG 1.0 e 2.0 do W3C.: clique AQUI para saber mais.