encerramento-da-mesa-redonda-vila-do-tempo-e-do-seu-desenho
Mês: Julho
Ano: 2021

Encerramos com sucesso a Mesa Redonda, inspirada na exposição "Vila: do Tempo e do seu Desenho."

Foram momentos de análise e debate muito frutíferos.

Terminámos com um compromisso da Sra. Presidente em preservar o património local, e elogio aos estudos desenvolvidos pelo Arquitecto Pedro Gonçalves que deram origem a esta Exposição, e consequente Mesa Redonda.

Pode consultar o presente artigo na nossa rede social facebook, clicando AQUI

O evento foi transmitido em direto. Clique AQUI acompanhar esta atividade cultural.

encerramento-da-mesa-redonda-vila-do-tempo-e-do-seu-desenho
chamine-tradicional-de-1911-na-freguesia-dos-canhas
Mês: Fevereiro
Ano: 2021

Pormenor de uma chaminé tradicional, na Freguesia dos Canhas, datada de 1911.

Partilhe nos comentários da nossa rede facebook as fotos de chaminés no nosso Concelho.

Mês: Dezembro

A Câmara Municipal da Ponta do Sol apresentou hoje, 10 de dezembro, pelas 18h00, a exposição “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A apresentação deste projeto contou com uma visita-leitura da professora Teresa Jardim e Pedro Gonçalves, curador e coordenador da exposição.

Na ocasião, a edil referiu que “esta exposição é fruto do trabalho de várias pessoas envolvidas neste projeto, cujo propósito é abrir uma porta para a reflexão de como esta vila foi transformada, recuando até a década de 60. Que tenhamos sempre presente que é muito importante preservar aquilo que é nosso, o nosso património”, acrescentou.

A exposição cartografa e apresenta as relações entre o tempo e o território, sob a perspetiva da arquitetura, do ordenamento do território e da construção da paisagem, percorrendo um conjunto de tempos, de momentos de desenho e configuração do território.

A ideia surgiu numa lógica de seguimento ao trabalho desenvolvido pela Operação de Reabilitação Urbana (ORU), cujo objetivo é retratar e dar a conhecer toda a evolução urbanística e arquitetónica da vila da Ponta do Sol, recuando até os anos 60, através de projetos de arquitetura, planos de urbanização e fotografias.

Podemos interpretar esta exposição, “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho”, como um testemunho de uma parte daquilo que somos enquanto sociedade e do importante contributo da arquitetura na evolução e criação da identidade da Vila da Ponta do Sol. Pretendemos também com esta mostra constituir um momento de enriquecimento a nível do conhecimento, de reflexão e discussão sobre o desenvolvimento da Vila desde a década de 60.

Esta iniciativa estará patente em três locais distintos: na Capela de Santo António, com o tema “O Tempo”, na Loja do Munícipe, com “O Suporte” e na antiga esquadra a Polícia de Segurança Pública, com “O Desenho”, entre 10 de dezembro a 01 de fevereiro do próximo ano.

A mostra percorre um conjunto de tempos, de momentos de desenho e configuração do território e desenvolve-se em três momentos: o Tempo, o Suporte e o Desenho.

De referir que a entrada é gratuita. Porém, necessita de uma inscrição prévia através do site: tempodesenho.cm-pontadosol.pt

Mês: Dezembro

No âmbito da exposição “Vila: Do Tempo e Do Seu Desenho” - iniciativa da Câmara Municipal - decorreu no passado sábado, 19 de dezembro, mais uma visita-leitura, que contou desta vez com a apresentação do historiador Higino Faria.

Relembramos que a exposição estará patente até 01 de fevereiro de 2021, estando aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 16h00.

As visitas-leitura decorrem apenas aos sábados, sendo sujeita a uma inscrição prévia.

Aproveite e consulte mais sobre este projeto através do site dedicado tempodesenho.cm-pontadosol.pt

Visita_leitura_tempo_desenho Visita_leitura_tempo_desenho Visita_leitura_tempo_desenho Visita_leitura_tempo_desenho
Mês: Dezembro

A exposição “Vila: Do Tempo e Do seu Desenho” estará patente até 01 de fevereiro do próximo ano, estando aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 16h00.

As visitas-leitura decorrerão apenas aos sábados, sendo sujeita a uma inscrição prévia através do site https://tempodesenho.cm-pontadosol.pt

No dia 30 de janeiro de 2020, pelas 10h00, decorrerá uma mesa-redonda no Centro Cultural John dos Passos, tendo como oradores Emanuel Gaspar, Ilídio Sousa, Marco Telmo, Paulo David, Pedro Gonçalves, com a moderação de Celina Pereira.

O debate centrar-se-á na visão panorâmica sobre o desenvolvimento da Vila da Ponta do Sol, construindo uma perspetiva territorial, urbana e arquitetónica, que procura enquadrar as interrogações e desafios do presente e criar os fundamentos para a discussão do futuro.

Clique AQUI para visualizar o programa previsto.

Vila_do_tempo_e_do_seu_desenho_Ponta_do_sol