camara-municipal-da-ponta-do-sol-investe-na-limpeza-da-levada-do-moinho
Mês: Agosto
Ano: 2020

Câmara Municipal da Ponta do Sol investe na limpeza e manutenção da Levada do Moinho.

Clipping: Edição impressa DN 13/08/2020

camara-municipal-da-ponta-do-sol-investe-na-limpeza-da-levada-do-moinho
obras-municipais-em-levadas-e-veredas-da-ponta-do-sol
Mês: Agosto
Ano: 2020

Intervenções na Levada do Lombo de São João e na Levada e Vereda do Pico do Anjo-Fonte da Dama.

obras-municipais-em-levadas-e-veredas-da-ponta-do-sol
variante-ao-solar-dos-esmeraldos-e-beneficiacao-do-caminho-da-carreira
Mês: Julho
Ano: 2020

A manhã de hoje foi passada na Lombada da Ponta do Sol.

Esta visita teve por objetivo analisar/traçar o melhor trajeto possível para a futura construção da variante ao Solar dos Esmeraldos e Beneficiação do Caminho da Carreira.

A obra visa a criação de:

• 40 lugares de estacionamento para ligeiros;
  • 1 lugar de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada;
  • 2 lugares de estacionamento para autocarros;
  • criação da ligação entre vias;
  • reorganização do trânsito e respetiva sinalização;
  • alargamento do Caminho da Carreira;
  • repavimentação dos arruamentos;
  • criação de zonas de coexistência.

A Presidente, Célia Pessegueiro, aproveitou o momento para também conversar com alguns munícipes e ouvir algumas das suas preocupações.

obras-no-caminho-antigo-do-carvalhal
Mês: Julho
Ano: 2020

As obras no Caminho Antigo do Carvalhal, visam alargar o caminho, permitindo também um melhor acesso às casas por parte da população local.

A mesma reforça igualmente a ponte que ficou danificada pelo 20 de fevereiro, em 2010, e, ainda, a requalificação da levada e dos lavadouros.

obras-no-caminho-antigo-do-carvalhal
variante-ao-solar-dos-esmeraldos-e-caminho-da-carreira-na-lombada
Mês: Junho
Ano: 2020

Construção da Variante ao Solar dos Esmeraldos e Beneficiação do Caminho da Carreira, na Lombada.

Apresentamos agora mais um projeto estruturante e fundamental para desenvolver uma zona rica em valor histórico, cultural e natural e tem referências inequívocas ao património da Região Autónoma da Madeira.

Na envolvente desta intervenção encontram-se a Capela do Santo Espírito, o Solar dos Esmeraldos, o Moinho da Lombada e a Levada do Moinho, um potencial pouco explorado que merece a nossa melhor atenção.

A concretização deste projeto depende da aprovação em Assembleia Municipal de um pedido de empréstimo bancário, já aprovado anteriormente por maioria na Câmara. Aguarda agora aprovação na Assembleia Municipal.

A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO:

Este projeto tem um papel central na dinamização da Lombada da Ponta do Sol, valorizando o local, criando condições urbanísticas e acessibilidades que permitem aos utilizadores usufruírem da zona na sua plenitude. Reforça e respeita todo o valor histórico e humano da zona ao criar novas condições de utilização de todo aquele espaço.

O PROJETO:

Com esta intervenção irão ser criadas zonas de coexistência, onde a zona pública será partilhada por peões e veículos, com regras especiais de trânsito e sinalização apropriada. Serão contempladas também as regras fundamentais de desenho urbano da via pública, considerando as necessidades dos utilizadores mais vulneráveis, inclusive com a definição de uma «plataforma única» onde não existem separações físicas de nível entre os espaços destinados aos diferentes modos de deslocação.

ESTA INTERVENÇÃO PERMITE:

• Criação de 40 lugares de estacionamento para ligeiros;
  • Criação de 1 lugar de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada;
  • Criação de 2 lugares de estacionamento para autocarros;
  • Nivelamento da plataforma viária com a pedonal;
  • Criação da ligação entre vias;
  • Reorganização do trânsito e respetiva sinalização;
  • Alargamento do Caminho da Carreira;
  • Repavimentação de arruamentos.

A CONCRETIZAÇÃO DESTE PROJETO VEM VALORIZAR TODA A ZONA DE INTERVENÇÃO AOS MAIS VÁRIADOS NÍVEIS. É UM INVESTIMENTO DE FUTURO, MAS QUE RESPEITA A BASE HISTÓRICA DO LOCAL.

variante-ao-solar-dos-esmeraldos-e-caminho-da-carreira-na-lombada