ARU da Ponta do Sol

Reconhecendo a existência de um território circunscrito ao centro histórico da Vila da Ponta do Sol, onde se identificam características culturais e patrimoniais de relevo, que reunidas com a degradação de parte do espaço público e de alguns edifícios nomeadamente no que se refere às condições de uso, solidez, segurança, salubridade e estética, verificou-se a necessidade de promover uma intervenção articulada para a reabilitação, consolidação e revitalização deste núcleo histórico através da delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) que tem como principal objectivo promover a reabilitação do edificado degradado e requalificar o espaço urbano para a consequente melhoria das condições de fruição pública e valorização da vila e do seu património imóvel.

Com a elaboração deste documento o município da Ponta do Sol pretende criar uma base orientadora e estimuladora, que despolete a reabilitação urbana no centro histórico da vila da Ponta do Sol de forma estratégica e exequível no prazo a definir na sucessiva ORU.

Para este novo instrumento de planeamento e gestão urbanística do centro histórico da Ponta do Sol, foram estabelecidos os seguintes objetivos e princípios orientadores:

·         reabilitação do edificado existente no centro histórico;

·         requalificação e revitalização do espaço público;

·         sustentabilidade da intervenção/ proposta;

·         manutenção da identidade do centro histórico;

·         revitalização e dinamização das actividades económicas e turísticas no centro histórico da vila.

Anexo(s)

AnexoTamanho
PDF icon 1_aviso_no_10062_2017_delimitacao_da_aru.pdf200.16 KB
PDF icon 2_indice_geral.pdf308.87 KB
PDF icon 3_parte_escrita.pdf3.01 MB
PDF icon 4_delimitacao_da_aru_sobre_ortofotomapa.pdf900.93 KB
PDF icon 5_delimitacao_da_aru_sobre_cartografia.pdf539.06 KB
PDF icon 6_planta_de_tipologias.pdf487.33 KB
PDF icon 7_planta_de_uso.pdf459.05 KB
PDF icon 8_planta_do_estado_de_conservacao.pdf459.66 KB
PDF icon 9_planta_de_direito_publico_ou_privado.pdf454.59 KB
PDF icon 10_planta_de_protecao_edificios_classificados.pdf505.63 KB
PDF icon 11_planta_de_sobreposicao_da_aru_com_a_planta_de_ordedamento_do_pdm.pdf1.26 MB
PDF icon 12_planta_de_sobreposicao_da_aru_com_a_planta_de_ordedamento_do_pupsn.pdf3.33 MB

Registe-se na nossa newsletter!

Registe-se nas nossas newsletters e receba as últimas novidades do concelho.