Fado e o Mar que nos Une

Sábado, Novembro 19, 2016 - 22:00

Este concerto é fruto do amor. O amor pela canção, o amor pelo mar, o amor pela nossa língua… o amor pela liberdade.


Marta Fernandes é uma “atriz com alma de cantora”. O seu percurso artístico tem sido o reflexo das suas duas grandes paixões: o Teatro e a Música.

Neste concerto, sonho há muito tempo por concretizar, apresenta uma selecção de temas históricos da música brasileira, e do Fado que, por culpa do amor e do fascínio que intérpretes e compositores dos dois lados do oceano sempre sentiram pela poesia e musicalidades da nossa língua, fizeram nascer em parcerias aparentemente improváveis. 


Fã na mesma proporção de fadistas como Hermínia Silva, Alfredo Marceneiro, Carminho, Mariza e Amália Rodrigues, e de nomes brasileiros como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton Nascimento, Marta Fernandes sempre se “encontrou” a meio desse caminho, não tão transatlântico assim, onde o Fado e a música brasileira se encontram.

O repertório deste concerto abrange desde canções lusitanas consagradas a fados mais recentes, passando por temas de compositores brasileiros que namoriscam o lirismo e a melancolia do espírito fadista. As músicas são costuradas por pequenos relatos históricos, poemas, e algumas curiosidades, potencializando não só semelhanças estéticas, como reforçando a ligação histórica entre Portugal e o Brasil.


Este concerto é também uma Ode ao Oceano… temática recorrente em ambas as culturas musicais, que remete a uma imensidão misteriosa — ainda que convidativa. 


"Como diria Vinícius de Moraes, “O sal das minhas lágrimas de amor criou o mar que existe entre nós dois para nos unir e separar."


Marta Fernandes será acompanhada por músicos residentes na Madeira que, com ela, irão propor uma visão contemporânea de temas universais como “Estranha Forma de Vida”, “Saudades do Brasil em Portugal”, “Fado Tropical”, “Fado Português”, “Canção do Mar”, “Sabiá”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, ou “Os Argonautas”, entre outros. 


A estreia absoluta deste espectáculo na Madeira não é uma coincidência…

Este concerto irá acontecer no dia 19 de Novembro no Centro Cultural John Dos Passos pelas 22h, os bilhetes custam 10€ e as reservas podem ser feitas pelo 963 355 528 ou através do email da associação: associacaoavesso@gmail.com

 

Registe-se na nossa newsletter!

Registe-se nas nossas newsletters e receba as últimas novidades do concelho.

Login

Please login using your credentials recived by email when you register.

I forgot my password | Resend activation e-mail

×