Exposição: 40 Anos de Autonomia – Um olhar parlamentar

Local: Centro Cultural John dos Passos

Promotor: Assembleia Legislativa da Madeira

Entrada Gratuita

Descrição: A 19 de julho de 1976, no seguimento das primeiras eleições regionais, teve lugar a cerimónia de abertura da então Assembleia Regional da Madeira, no antigo edifício da Junta Geral do Distrito Autónomo da Madeira.

Esta primeira sessão foi presidida pelo Presidente da Junta Governativa da Madeira, o Brigadeiro Carlos Manuel de Azeredo Pinto Melo e Leme em representação do Presidente da República, tendo sido eleito primeiro Presidente da Assembleia Regional da Madeira o Dr. Emanuel Nascimento dos Santos Rodrigues (1943).

Na II legislatura, foi eleito Presidente deste Parlamento o Dr. Jorge Nélio Praxedes Ferraz Mendonça (1930-2009), cargo que ocupou até ser eleito deputado ao Parlamento Europeu em 12 de junho de 1994.

A partir desta data e até ao final da X legislatura, a 20 de Abril de 2015, a Assembleia Legislativa da Madeira foi presidida pelo Dr. José Miguel Jardim d’Olival de Mendonça (1935).

Na sequência das últimas eleições legislativas regionais realizadas em 29 de março de 2015, no dia 20 de abril de 2015 tomou posse o atual Presidente deste primeiro órgão de governo próprio da Região Autónoma da Madeira, o Dr. José Lino Tranquada Gomes (1958).

De 1976, início da I Legislatura, até 4 de dezembro de 1987, data de inauguração das atuais instalações, os serviços da Assembleia estiveram sedeados no edifício da antiga Junta Geral, à Avenida Zarco.

A partir desta última data, a sede da Assembleia passou para as atuais instalações no antigo edifício da Alfândega do Funchal, cujo projeto de reabilitação foi executado pelo arquiteto Raúl Chorão Ramalho.

Com esta exposição, a Assembleia pretende deixar um registo dos acontecimentos e dos protagonistas dos últimos 40 anos da nossa história parlamentar, homenageando todos aqueles que ajudaram a concretizar as históricas e legítimas aspirações autonomistas da nossa população.

Para que a memória não se apague e se mantenha viva a vontade de nos mantermos senhores do nosso futuro coletivo.

Registe-se na nossa newsletter!

Registe-se nas nossas newsletters e receba as últimas novidades do concelho.