Casa do Povo da Ponta do Sol

A Casa do Povo da Ponta do Sol foi criada, em 1973, pelo regime corporativo, como instrumento de intervenção no meio rural, representação dos trabalhadores agrícolas e animação da comunidade, com vista ao seu desenvolvimento sócio-cultural.

Com o 25 de Abril e a Autonomia da Madeira surgiram novos conceitos de Segurança Social e representação profissional dos trabalhadores rurais. E, às Casas do Povo foram atribuídas funções sócio-culturais e socioeconómicas.

Assim, pelo Decreto Regulamento Regional nº 20/82/M foram aprovados os Estatutos da Casa do Povo da Ponta do Sol, tendo como finalidades principais:

- Tornar as populações responsáveis por iniciativas de cooperação solidária no campo da cultura, do desporto e do recreio.

- Promover, em colaboração com outras entidades públicas ou privadas, actividades de animação sócio-cultural, nomeadamente no âmbito do teatro, da criação plástica, do folclore, da música, da ocupação dos tempos livres, do artesanato, do desporto, da formação familiar, da defesa do património e de outras.

No âmbito das suas competências, a Casa do Povo da Ponta do Sol tem desenvolvido actividades, a nível concelhio, na área da Música, do Teatro, da Formação Familiar, Humana Social Profissional e Património Cultural.

Dando continuidade às actividades realizadas em anos anteriores, o plano de actividades de 2007 visa:

- A Formação Musical, designadamente o Grupo Coral e Instrumental, o Grupo Coral Infanto-Juvenil e as aulas de bandolim, viola, piano, flauta, xilofone, acordeão, rajão e braguinha, com cerca de 160 participantes.

- A Formação Humana e Social, proporcionando à comunidade em geral diversos cursos, nomeadamente de Bordado Madeira, Rendas Antigas, Malhas, Croché, Costura, Arte Floral, Tela, Culinária e Nutrição, Informática, Artes Decorativas, Pintura em tecido, Cestaria e Tecelagem, abrangendo cerca de 150 formandos.

- Conferências temáticas sobre o Valor da Vida, Saúde e Bem-Estar, Alimentação Saudável, Formação para a Cidadania, Interacção entre Comunicação Social/Família/Educação, Música/Sons e Ruídos, entre outras.

Contando com a colaboração de entidades públicas e privadas, a Casa do Povo tem a seu cargo, ainda, a organização de variados eventos ao longo do ano:

- Mostra Regional de Banana na Madalena do Mar
- Feira da Cana-de-Açúcar nos Canhas
- Carnaval
- Marchas Populares
- Concurso de Presépios
- Concurso de Fontanários
- Construção de Presépio Público
- Espectáculos Corais e Instrumentais

A Casa do Povo colabora, igualmente, com outras entidades estando presente em alguns acontecimentos da ilha, nomeadamente na Feira do Porto Moniz, no «48 horas a Bailar», em Santana, na Feira das Casas do Povo e nas Festas do Concelho.

Registe-se na nossa newsletter!

Registe-se nas nossas newsletters e receba as últimas novidades do concelho.