Banda Municipal da Ponta do Sol

A actividade filarmónica na Ponta do Sol surgiu no primeiro de Dezembro de 1882, com o apoio de uma família tida como mecenas desta localidade - a família Wilbrahan.

Primeiramente, a Banda chamou-se Filarmónica da Restauração, tendo em conta a data da sua criação, e pouco depois, Filarmónica Príncipe d'Ordenburg. Esta designação (Príncipe d'Ordenburg) foi a forma encontrada pelos dirigentes da Filarmónica da Restauração para agradecer a contribuição monetária dada por este príncipe durante a sua estadia em terras madeirenses (entre 1884 e 1885).
A designação Príncipe d'Ordenburg prevaleceu até Fevereiro de 1944, altura em que foram elaborados os novos estatutos para esta colectividade, e desde então a filarmónica pontassolense passou a ser designada como Banda Municipal da Ponta do Sol.

No entanto, nos anos 50 a Banda foi de certa forma desactivada devido à falta de executantes em consequência da forte emigração e dificuldades financeiras verificadas neste período.

É na década de 80, mais precisamente em 1984, que a Banda Municipal da Ponta do Sol é reactivada, continuando até aos nossos dias ininterruptamente.

Na década de 90, a Banda Municipal da Ponta do Sol tem um dos momentos mais altos do seu historial, a digressão a Curaçau, Aruba e Venezuela, sendo muito acarinhada pelas comunidades lusas lá existentes e louvada pelas autoridades presentes.

Recentemente, destaque-se o Festival de Música Filarmónica da Ponta do Sol organizado por esta colectividade (que está na sua 4ª edição) e as digressões realizadas a Abrantes em 2002, Taveiro (Coimbra) em 2004 e ao Arquipélago dos Açores mais propriamente às ilhas de São Miguel e Terceira no ano de 2006.

Actualmente a Banda conta com cerca de 30 elementos formados na escola de música desta colectividade, no entanto, conta frequentemente com alguns colaboradores amigos desta instituição.

É regida pelo professor Élio Jardim.

bmpsol@gmail.com

Registe-se na nossa newsletter!

Registe-se nas nossas newsletters e receba as últimas novidades do concelho.