TORNEIO IBÉRICO a 9 e 10 de Junho na Ponta do Sol

19º TORNEIO IBÉRICO 9 a 10 de junho de 2017, Pavilhão Gimnodesportivo da Ponta do Sol

A Associação de Ténis de Mesa da Madeira propôs-se a realizar a 19ª edição do Torneio Ibérico, recebendo as delegações associativas que fazem parte deste importante projeto na dimensão ibérica.

O historial e a sua relevância no desenvolvimento dos jovens talentos de ambos os países têm merecido o reconhecimento e valorização das entidades superiores, bem como das Federações Nacionais de Portugal e Espanha. Este projeto enquadra-se no plano de atividades que a ATM Madeira pretendia desenvolver ao longo da Época Desportiva 2016/2017, e que estão a surtir o efeito desejado, de atribuir mais e melhores oportunidades de competição e evolução aos nossos atletas. 20º Open Internacional da Madeira Fase Final 2ª Divisão de Honra Masculina 2016-2017 Fase Final da 2ª Divisão Feminina 2016-2017 Iniciativas formativas variadas para Professores e Treinadores

Com o investimento em eventos com participantes de fora da Região, pretendemos reestabelecer as ligações com os elementos exteriores, recuperando gradualmente a confiança então perdida com alguma ausência de representatividade internacional. Objetivamente tenta-se proporcionar oportunidade para os nossos melhores atletas competirem num nível mais elevado, fazendo com que esse contacto possa ser o mais precoce possível. A prioridade tem sido dada aos atletas de idades mais jovens, sendo maior a aposta, atendendo às perspetivas de crescimento e desenvolvimento dos talentos identificados. Estas oportunidades são criadas no sentido de diminuir o impacto da reduzida intervenção federativa nestes escalões, que ainda não disponibiliza um contacto frequente com os trabalhos das Seleções Nacionais, pelo menos com a regularidade desejada. À nossa dimensão e escala procuramos igualmente projetar o Ténis de Mesa da Madeira além fronteiras, evidenciando as condições que temos na Região para organizar eventos com estas caraterísticas, adaptando-se à necessária viabilidade financeira dos projetos.

O Torneio Ibérico foi um projeto fundado pela ATM Madeira e ATM Andaluzia, tendo a sua primeira edição sido realizada em junho de 2000 em Huelva (Andaluzia). Foi criado para poder acompanhar a evolução e desenvolvimento do Ténis de Mesa da Madeira, bem como projetar alguns dos maiores talentos jovens madeirenses. Esta é a terceira edição do evento realizada na Madeira, depois das edições de 2000 e 2007, realizadas em Câmara de Lobos, sendo a primeira vez que se realiza no Município da Ponta do Sol. Ao longo dos anos a Madeira tentou marcar presença em todas as edições, tendo como residentes quatro delegações associativas de Portugal e outras quatro oriundas de Espanha. O modelo sempre visou a criação de um momento único de competição, entre os melhores atletas do Escalão de Sub-13, de cada um dos países, tendo participado ao longo destas 18 edições muitos jovens que se tornaram campeões na modalidade.

Anexo(s)

Registe-se na nossa newsletter!

Registe-se nas nossas newsletters e receba as últimas novidades do concelho.